Hérnia Discal Cervical
À semelhança do que ocorre na região lombar, a hérnia discal cervical é causada pela migração de um fragmento do disco intervertebral (o disco que separa duas vértebras consecutivas). Quando esse fragmento do disco se aproxima e exerce compressão sobre os nervos à sua saída do canal vertebral, surgem as queixas de dor, que habitualmente se localizam quer na região posterior do pescoço, quer irradiando por um ou ambos os membros superiores.
A estes sintomas associam-se com frequência as contraturas musculares (sensação de músculos "presos"), que constituem uma resposta insuficiente à dor, e acabam por perpetuar a mesma, num ciclo difícil de interromper.
Por vezes, não só o disco é causa dos sintomas, mas igualmente as artroses que se vão desenvolvendo entre as vértebras, e que dão origem às protusões disco-osteofitárias.
Em casos mais graves, poderá verificar-se diminuição da força nos membros superiores, diminuição dos reflexos ou alterações da sensibilidade da pele.
O tratamento inicia-se com medidas farmacológicas (analgesia, anti-inflamatórios, relaxantes musculares), podendo o doente igualmente beneficiar com tratamentos de fisioterapia.



Nos casos em que a dor persiste, o tratamento cirúrgico está indicado. A cirurgia consiste na remoção do disco afectado e a substituição do mesmo por um implante (uma pequena "caixa" ou em casos seleccionados uma prótese de disco). A abordagem para a cirurgia é realizada através de uma pequena incisão na região anterior do pescoço, ao longo das pregas da pele, garantindo um melhor resultado estético. Com este procedimento, realizado com apoio de microscópio, é possível de forma segura obter o alívio das queixas de dor, numa cirurgia com pós-operatório bem tolerado. O doente costuma ter alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
a) - Ressonância Magnética de mulher de 48 anos, com Hérnia Discal C5-C6 causando dor importante no pescoço e irradiando pelo membro superior
b) e c) - Radiografias após a cirurgia, onde se vê o implante colocado entre a 5ª e a 6ª vértebras