top of page

Dia 1 após cirurgia

Canal Estreito Lombar

       

  A estenose lombar, comumente denominada "canal estreito", consiste no conjunto de alterações que se vão desenvolvendo com a idade e que levam a uma diminuição do espaço disponível no canal vertebral (canal por onde passam os nervos). Essas alterações resultam da perda de altura e maior saliência dos discos intervertebrais, do aumento de tamanho das articulações vertebrais posteriores, assim como ao aumento de volume de um ligamento (ligamento amarelo).

      Este conjunto de factores leva a que progressivamente o doente manifeste queixas de dor lombar, associada a dor/"peso" que se estende pelas nádegas e coxas, e que pode inclusivamente causar dificuldades para a marcha, obrigando a parar frequentemente. A dor habitualmente agrava em pé e melhora quando o doente se inclina para a frente ou se senta.

     O tratamento cirúrgico consiste na realização de uma descompressão (obtida através da remoção do ligamento amarelo  aumentado e parte do osso que entretanto se foi formando), de modo a que deixe de haver compressão à passagem das raízes nervosas.  Poderá em determinados casos haver benefício em realizar simultaneamente a fusão de vértebras adjacentes, chamada artrodese.

estenose lombar.jpg
Canal estreito lombar 1.jpg
48806524_ML.jpg
dor irradiada.png
Canal estreito lombar 3.jpg
canal estreito lombar 5.jpg
canal estreito lombar 4.jpg
SynapseExport (6).jpg
SynapseExport (9).jpg
SynapseExport (7).jpg
SynapseExport (8).jpg

a) e b) - Ressonância Magnética de homem de 54 anos, com canal estreito lombar L3-L4, associada a discreta instabilidade a esse nível, por espondilolistese

c) e d) - Radiografias após a cirurgia efectuada (artrodese L3-L4, pela técnica TLIF). Obteve-se a resolução das queixas de dor e o retorno ao trabalho

bottom of page